Logo da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas

A Cocatrel é uma cooperativa fundada em 1961, na cidade de Três Pontas, considerada a Capital Mundial do Café.

Atualmente a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) emprega cerca de 550 colaboradores e possui 7 mil cooperados, gerando renda e fomentando a economia dos 11 municípios onde está inserida, Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Ilicínea, Córrego do Ouro, Varginha, Santo Antônio do Amparo, Guapé e Três Corações. Anualmente, a Cocatrel recebe uma média de 2 milhões de sacas de café em seus armazéns, nas modalidades granel, bags e sacarias.

Com um setor exclusivo para cafés especiais e exportações, o Cocatrel Direct Trade (CDT), a cooperativa conquistou clientes no mundo inteiro, exportando cafés para todos os continentes, e uma indústria de rebeneficiamento com capacidade para preparar até 5 mil sacas de café por dia.

A Cocatrel tem a missão de proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade aos cooperados, sendo base para crescer, está perto para ouvir e, acima de tudo, segura para o seu negócio.

 

1500000
de sacas de café recebidas em 2020
0
municípios com estruturas da Cocatrel
500
cooperados
0
unidades de armazenamento e recebimento
300000
sacas de cereais recebidas em 2020
0
litros de leite recebidos diariamente

Armazéns e rastreabilidade

Os cafés recebidos na cooperativa contam com sistema de rastreamento por rádio frequência RFID, o que garante a completa rastreabilidade desses cafés. Os armazéns estão aptos a receber cafés das principais certificadoras nacionais e internacionais, como UTZ, Certifica Minas, 4C, Rainforest Alliance e C.A.F.E Practices.

Soluções financeiras

Na Cocatrel o cooperado pode escolher como quer vender seu café. São várias modalidades de comercialização e ainda a opção dele personalizar e vender seu café como e onde desejar. As soluções financeiras que proporciona, como financiamentos, adiantamentos, créditos e seguros, dão tranquilidade para o dia a dia dos cooperados. Além disso, suas feiras garantem as melhores negociações para os produtores, que podem adquirir insumos por meio da troca por café (barter).

Responsabilidade Social

Dentro dos princípios cooperativistas, está o interesse pela comunidade. Por isso a Cocatrel realiza, participa e patrocina ações de responsabilidade sociais, culturais e ambientais que visam o desenvolvimento das cidades onde atua. Na área ambiental, apoiou a criação da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantém uma área de reflorestamento, com manejo sustentável para seu consumo de lenha e realiza o tratamento de efluentes da indústria de laticínios. O projeto da Estação de Tratamento de Efluentes da indústria de laticínios é inovador: está voltado também para servir à conscientização ambiental. Em relação aos benefícios sociais, oferece convênio com a Unimed, extensivo às famílias dos cooperados a preços reduzidos e com alto padrão de qualidade. A Educação também recebe apoio, como no projeto de Inclusão Digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais. A Cocatrel também apoia eventos culturais, sociais e esportivos nas comunidades onde atua.

Diversificação da produção

Apoiando a diversificação das atividades dos cooperados, a Cocatrel possui também um silo com capacidade de 300 mil sacas, para recebimento de grãos como milho, soja, sorgo e trigo. Além disso, a cooperativa conta com uma indústria de laticínios, e recebe de seus cooperados cerca de 20 mil litros de leite, diariamente. Com esse leite, uma linha de produtos é fabricada e comercializada com a marca Cocatrel. São eles: queijos muçarela, parmesão, prato, frescal, cobocó e minas padrão, leite pasteurizado, manteiga, iogurtes, bebidas lácteas e doce de leite. Além dos laticínios, a linha de produtos conta também com os cafés de alta qualidade, comercializados em grãos, torrado e moído, e em cápsulas. A difusão do conhecimento, com a capacitação de cooperados e colaboradores faz da Cocatrel uma cooperativa que valoriza seus recursos humanos e entende que a informação é base para o sucesso de todos.

Plataforma de serviços

A cooperativa conta ainda com uma plataforma completa de serviços que dão base e sustentabilidade para o negócio dos cooperados, como assistência técnica especializada, laboratório de análises de solo e folhas, loja de insumos, peças e maquinários agrícolas, oficina mecânica e aluguel de colhedeiras e torrefação.

Missão

Proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade ao cooperado.

Visão

Ser reconhecida mundialmente como a melhor e mais segura cooperativa de café para fazer negócio e totalmente integrada com o cooperado.

 

Valores

Cooperação, igualdade, credibilidade, fidelidade, solidez, segurança, comprometimento, inovação, transparência.

História da Cocatrel

Em 14 de agosto de 1960, na sede da Associação Comercial de Três Pontas, dezenas de produtores rurais e várias autoridades ligadas ao setor cafeeiro se reuniram para a assembleia de fundação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. O objetivo era defender o cooperativismo e, por meio dele, beneficiar, padronizar, estocar e comercializar a produção de café dos seus cooperados, promovendo e defendendo seus interesses econômicos, profissionais e o bem-estar social. A Cocatrel entrou em operação oficialmente em 18 de julho de 1961.

Reunião de fundação da Cocatrel em 1960

Diretores e Conselheiros

Diretoria Executiva

  • Marco Valério Araújo Brito – Diretor Presidente
  • Luiz Antônio Vinhas Oliveira – Diretor Comercial
  • Francisco de Paula Vitor Miranda – Diretor Técnico Industrial

Conselho Administrativo

  • Adriana Pereira Silva
  • Ernane Vilela Lima
  • Francisco de Paula Vitor Miranda
  • Leonardo Sandy Reis
  • Luiz Antônio Vinhas Oliveira
  • Luiz Eduardo Vilela de Rezende
  • Marco Valério Araújo Brito
  • Paulo Luis Rabello
  • Vitor Flavio Lorenzon

Conselho Fiscal

  • Claudio Herodiano Nonato
  • Eugênio Machado Piedade
  • Jacques Fagundes Miari
  • Marcos Ovidio Marques
  • Taiane Miranda Tiso
  • Vagner Teixeira Reis
    

Novos Melhores Cafés Cocatrel já estão disponíveis

O dia 17 de março de 2021 foi escolhido para marcar mais um lançamento dos novos Melhores Cafés Cocatrel, safra 2020/2021.

Assembleia Geral Ordinária Cocatrel 2021
   

Cocatrel realiza Assembleia Geral Ordinária e elege novos conselhos

A Cocatrel realizou a Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira e deliberou sobre a prestação de contas, destinação das sobras e eleição dos conselhos.

Lançamento Montrês Jade e Íris
    

Montrês Jade e Íris: Cocatrel lança cafés especiais totalmente produzidos por mulheres

A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) lançou dois cafés especiais da linha Montrês Jade e Íris, totalmente produzidos por mulheres.