PRODUTOR: CUIDADO COM BAGS CONTAMINADOS E OUTROS RESÍDUOS NA ENTREGA DO CAFÉ



Uma das mudanças mais importantes em logística é a substituição gradual da tradicional sacaria de juta pelos bags ou café a granel. Entre as vantagens da entrega do café em bags ou a granel estão a redução de custos com mão de obra relacionada ao armazenamento, agilidade na carga e descarga, facilidade de rastreabilidade no armazém, além de rapidez e eficiência na movimentação do café.


Uma preocupação da COCATREL é a reutilização, pelos produtores, de bags que foram anteriormente utilizados para outros fins, a exemplo do transporte de fertilizantes, cereais, entre outros, para a entrega de cafés nos armazéns. Bags com resíduos de borras de fertilizantes, mau cheiro e manchas de óleo podem alterar a qualidade do café, visto que no momento da prova qualquer contaminação pode ser caracterizada como um lote de café de qualidade inferior e com isso, haver alteração na real qualidade da bebida desse lote.


Assim, os produtores devem separar bags exclusivamente para o transporte de café, que após a devolução pela Cooperativa, podem ser utilizados para nova entrega por vários anos, sendo que dependendo do manuseio, a vida útil da maioria dos bags é de 5 a 10 anos.

📷

Bags devem ser utilizados exclusivamente para o transporte de café, bem secos, sem cheiro, sem manchas e sem resíduos.


Em relação ao café à granel, a maior preocupação é relacionada com a limpeza e conservação dos caminhões utilizados para o transporte. Resíduos de cereais (milho, soja, etc..) e outras sementes configuram como impurezas que resultam em defeitos, interferindo na qualidade do café.


Como forma de manter a qualidade do café transportado deve-se realizar a limpeza, varrendo ou assoprando a carroceria do caminhão, de forma a eliminar os resíduos do transporte de outras culturas, manchas de óleo, corretivos ou fertilizantes, assim como o café de outros transportes que ficam aderidos nas frestas das carrocerias. Outra maneira é colocar uma lona limpa e seca de forma a proteger o café do contato direto com a estrutura do caminhão.

📷

GRANEL: varrição dos caminhões para o transporte do café ou inserir uma lona limpa e seca, a fim de evitar o contato direto do café com o caminhão.



Colaboração:

Guilherme Pinelli Corrêa

Thamiris Bandoni Pereira

Anderson Sodré


Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados