Espaço Publicitário

Assistência veterinária da Cocatrel oferece inseminação artificial para bovinos

12/07/2017

A partir de agora, a Cocatrel oferece um novo serviço aos seus cooperados, através do setor de assistência veterinária, que é a inseminação artificial de bovinos de leite.

 

Este serviço visa trazer aos seus cooperados a oportunidade do melhoramento genético do rebanho leiteiro, objetivando gerar animais mais especializados e por sua vez gerando maior produtividade e rentabilidade à pecuária de leite.

 

Em parceria com a ALTA GENETICS, a cooperativa adquiriu sêmens de grandes touros das seguintes raças: Holandês, Jersey, Gir Leiteiro e Girolando.

 

O serviço de inseminação artificial será realizado pelo Médico Veterinário, Allen Corsini. Para mais informações entre contato através dos telefones: (35) 9.9763-7504 e (35) 3266-2280.

 

 

Aplicações e vantagens da inseminação artificial

 

São três as principais classes de vantagens oferecidas pelo processe de IA em bovinos, ou seja, de ordem zootécnica, econômica e científica.

– Acelera o melhoramento genético: Possibilita o uso de animais de alto padrão zootécnico em propriedade que não possuem condições financeiras para manter tais animais.

– Possibilita o uso de touros provados: É possível o uso de touros comprovadamente superiores (através de teste de progênie) para características de produção ou tipo.

– Ajuda a evitar consangüinidade: Pose-se adquirir sêmen de animais diferentes, evitando-se assim o cruzamento entre parentes.

– Facilita o cruzamento entre raças: Pode-se adquirir sêmen de animais de raças diferentes, e desta forma inseminar cada fêmea com a raça de melhor conveniência.

– Facilita a estação de monta: Característica mais empregada em gado de corte onde, no caso de monta natural, seriam necessários vários reprodutores para cobrir um grande número de fêmeas em um curto período de tempo.

– Permite a estocagem e transporte de material genético: Com o congelamento do sêmen é possível transportar o material genético de um macho ou estoca-lo por tempo indeterminado.

– Facilita o teste de progênie: avaliação das características zootécnicas de um macho de acordo com o desempenho de suas filhas comparado com as mães.

– Auxilia no controle de doenças sexualmente transmissíveis: A IA quebra o ciclo de transmissão de várias doenças que posem ser transmitidas via cópula.

Please reload

Espaço Publicitário

1/2
Notícias
Please reload

Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados