Espaço Publicitário

Cafés Especiais: Professor Borém realiza curso para integrantes do núcleo


O Grupo de Cafés Especiais continua avançando em termos de conhecimento. Os 20 produtores que integram este grupo tiveram a oportunidade de, no último mês, contar com um módulo ministrado pelo Prof. Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e referência mundial no que diz respeito a cafés especiais.

Dentre os assuntos abordados por ele durante o curso estavam a escolha correta da variedade de café a ser produzida nas fazendas, pós colheita, cuidados no terreiro de café, dentre outros.

Os integrantes do grupo tiveram a oportunidade de também ouvir, Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), que falou sobre o atual mercado de cafés especiais no mundo.

O Professor Flávio Borém ficou satisfeito com sua participação nesta iniciativa da Cocatrel, a qual disse ser assertiva e alinhada com as principais tendências do mercado de café. “Os produtores cooperados da Cocatrel podem, sim, produzir cafés de qualidade. Para isto, devem investir em melhores infraestruturas para processamento e adotar boas práticas de colheita, processamento, secagem e armazenamento. Como costumo dizer: "a qualidade é formada na lavoura, mas é definida na pós-colheita", explica.

Sobre a presença dos cooperados no módulo, ele diz ter gostado muito da participação de todos e deixou um recado: “Entendo que estão decididos a buscar melhorar continuamente a qualidade do café, pois está cada vez mais difícil sobreviver na cafeicultura produzindo somente commodities e cafés com defeitos. A qualidade deverá ser encarada não com o fim em si mesma, mas como meio para se obter maior lucratividade na produção de café.

Em nome dos produtores, Renato Fonseca deu seu depoimento sobre o módulo e disse que a palestra do Prof. Borém foi extremamente útil. “Ele possui domínio pleno sobre todas as etapas da pós-colheita e transmite seus conhecimentos de forma muito didática e interessante. Suas conclusões são sempre baseadas em métodos científicos e em experimentos realizados ao longo de uma vida dedicada à pesquisa. Sua formação, também como provador de café, lhe confere um diferencial importante para falar sobre qualidade. O tempo foi muito produtivo e, mais uma vez, a turma mostrou um grande interesse e participou com entusiasmo dessa fantástica oportunidade que a Cocatrel está nos proporcionando.

Não poderia deixar de mencionar a valiosa participação da Vanúsia Nogueira, traçando, com muita inteligência e competência, sua visão do atual mercado de cafés especiais e de qualidade superior”.

Os próximos módulos terão a presença do Prof. Fábio Moreira, também da UFLA, falando sobre dimensionamento e adequação de equipamentos para a colheita e manejo do café, além de um módulo sobre “Certificação”, com Thiago Dixini.

O curso do “Grupo de Cafés Especiais” é uma parceria entre Cocatrel e Associação Comercial de Três Pontas. Este grupo piloto teve o início de suas atividades em setembro de 2015. O objetivo é capacitar produtores e colaboradores de suas fazendas para a produção de cafés especiais.

Para o segundo semestre, estaremos abrindo nova turma, apenas para produtores associados da Cocatrel, com vagas limitadas. Os interessados deverão procurar a Cocatrel ou a Associação Comercial e reservar sua vaga.

Espaço Publicitário

1/2
Notícias
Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados