Espaço Publicitário

Procafé lança variedades clonais de arábica resistentes à seca

04/11/2015

 

 

 

 

Durante a 41ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, pesquisadores apresentaram 100 trabalhos de pesquisa. Na ocasião, os engenheiros agrônomos da Fundação Procafé, de Varginha (MG), apresentaram variedades clonais de café arábica, com resistência à seca. “Para a Siriema, foram lançadas duas variedades clonais. A propagação pela semente ainda não foi lançada, mas como no caso do arábica é mais complicado fazer a clonagem por estaca já que é uma planta unicaule, a tendência é obter essa propagação por semente assim que possível”, explica o pesquisador da Procafé, Saulo Roque Oliveira.

Relizado em Poços de Caldas (MG), o evento trouxe os diversos setores de estudo da cultura cafeeira para as palestras, e seminários, entre eles o que abordou os 45 anos de convivência com a ferrugem do cafeeiro. “Falamos sobre a evolução do trabalho de melhoramento genético durante este tempo todo até chegar nas variedades que nós temos lançando hoje”, comenta Saulo.

O Congresso foi encerrado com um Dia de Campo na Fazenda Sertãozinho, também no Sul de Minas, com estações de pesquisa com os temas como Campos de novas variedades, Demonstrações de micro-terraceamento e manejo de tratos, Viveiro de sacolas de TNT e Plantio de mudas e irrigação de gotejo.

Please reload

Espaço Publicitário

1/2
Notícias
Please reload

Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados