Responsabilidade

Responsabilidade ambiental

Recolhimento de embalagens vazias de defensivos

A Cocatrel apoia a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, levando informação e orientação para seus cooperados, que têm cada vez mais, participado desse projeto, fazendo a lavagem das embalagens de maneira correta e entregando-as na central mais próxima de suas propriedades.

Tratamento de efluentes

É realizado o tratamento de efluentes no departamento de laticínios, permitindo o reuso da água utilizada pela indústria.

Reflorestamento

A cooperativa mantém uma área de reflorestamento de Eucaliptos, com manejo sustentável, para seu consumo de lenha.

Sustentabilidade

Além de manter uma editoria de sustentabilidade em sua Revista Mensal, principal veículo de comunicação com seus cooperados, a Cocatrel realiza, através de seu corpo técnico, palestras e eventos com foco na responsabilidade sócio ambiental e certificações, com orientações relevantes aos produtores rurais.

Responsabilidade social

Inclusão digital

A Cocatrel mantém um projeto de Inclusão Digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais.

Projeto Café Escola

Disseminar o cooperativismo e a cultura do café, principal fonte de renda da região do sul do Minas, é meta da Cocatrel. Por isso a cooperativa mantém um projeto que traz as escolas e as instituições da região para dentro de suas estruturas, como armazéns, salas de classificação e provas, laboratório, torrefação e Cafeteria, levando informação de relevância, de uma forma lúdica e participativa, aproximando a cooperativa da comunidade e com foco na sucessão familiar.

Doações que fazem a diferença

Além de projetos sociais, a Cocatrel tem a preocupação em amparar financeiramente algumas entidades, conselhos, ONGs, entre outros, da região onde atua. Dentre eles, alguns merecem destaque como:

APAE
Além de garantir o salário de um colaborador da Associação de Pais e Amigos do Excepcional, a Cocatrel faz sempre doações, seja em dinheiro, insumos ou materiais de construção, além de estar desenvolvendo projetos em conjunto com a Associação Comercial de Três Pontas.

Hospital São Francisco de Assis

A Cocatrel sabe da necessidade pela qual o Hospital de Três Pontas vem passando e por isso tem a responsabilidade de doar, mensalmente, cerca de 1000 litros mensais para a entidade, além de realizar ações pontuais, como a reforma de uma ala inteira do local, entre outras.

Vila Vicentina

Os idosos da Vila Vicentina precisam de cuidado, atenção, carinho e doações, por isso a Cocatrel não fica de fora. A cooperativa faz doações, em dinheiro, mensais para a entidade, além de também promover ações pontuais como arrecadações de alimentos, materiais de higiene, entre outros.

Conselho de Segurança Pública de Três Pontas

O CONSEP (Conselho de Segurança Pública) é autônomo,  e visa a criação conjunta de caminhos para agir sobre os problemas verificados no campo da prevenção, do combate ao crime na busca de soluções e do estabelecimento de uma cultura de paz no município. A Cocatrel apoia a iniciativa, mantendo o salário de dois colaboradores fixos deste Conselho.

Responsabilidade cultural

Festival Canto Aberto

Três Pontas é conhecida como uma cidade cultural, onde a música vai muito além de um simples som. O Festival Canto Aberto, que teve seu início lá no passado e hoje foi revitalizado para reviver momentos marcantes, fomentando a arte local e levando a cultura da cidade para o cenário nacional. A Cocatrel não poderia ficar de fora de um projeto com o qual tem tamanha identificação. Assim como a cooperativa, o Festival Canto Aberto visa fomentar e elevar o nome de Três Pontas para um cenário além de suas fronteiras, levando o que temos de melhor para todo o país, seja através da música ou do café.

Cocatrel Café e Cultura

Projeto que visa agregar a família em um ambiente aconchegante, nas instalações da  Cafeteria Cocatrel, trazendo apresentações de artistas locais, exposições, lançamento de livros, artesão e muita diversão para as crianças, nas tardes de sábado