Responsabilidade

 

Ambiental

Recolhimento de embalagens vazias de defensivos

A Cocatrel apoia a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, levando informação e orientação para seus cooperados, que têm cada vez mais, participado desse projeto, fazendo a lavagem das embalagens de maneira correta e entregando-as na central mais próxima de suas propriedades.

Reflorestamento

A cooperativa mantém uma área de reflorestamento de Eucaliptos, com manejo sustentável, para seu consumo de lenha.

Tratamento de Efluentes

 

É realizado o tratamento de efluentes no departamento de laticínios, permitindo o reuso da água utilizada pela indústria.

Sustentabilidade

 

Além de manter uma editoria de sustentabilidade em sua Revista Mensal, principal veículo de comunicação com seus cooperados, a Cocatrel realiza, através de seu corpo técnico, palestras e eventos com foco na responsabilidade sócio ambiental e certificações, com orientações relevantes aos produtores rurais.

images.png
images (1).png
1.png
2.png
download.png

Social

Inclusão Digital

A Cocatrel mantém um projeto de Inclusão Digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais.

 

Projeto Café Escola

Disseminar o cooperativismo e a cultura do café, principal fonte de renda da região do sul do Minas, é meta da Cocatrel. Por isso a cooperativa mantém um projeto que traz as escolas e as instituições da região para dentro de suas estruturas, como armazéns, salas de classificação e provas, laboratório, torrefação e Cafeteria, levando informação de relevância, de uma forma lúdica e participativa, aproximando a cooperativa da comunidade e com foco na sucessão familiar.

Doações que fazem a diferença

Além de projetos sociais, a Cocatrel tem a preocupação em amparar financeiramente algumas entidades, conselhos, ONGs, entre outros, da região onde atua. Dentre eles, alguns merecem destaque como:

APAE: além de garantir o salário de um colaborador da Associação de Paes e Amigos do Excepcional, a Cocatrel faz sempre doações, seja em dinheiro, insumos ou materiais de construção, além de estar desenvolvendo projetos em conjunto com a Associação

Hospital São Francisco de Assis: A Cocatrel sabe da necessidade pela qual o Hospital de Três Pontas vem passando e por isso tem a responsabilidade de doar, mensalmente, cerca de 1000 litros mensais para a entidade, além de realizar ações pontuais, como a reforma de uma ala inteira do local, entre outras.

Vila Vicentina: Os idosos da Vila Vicentina precisam de cuidado, atenção, carinho e doações., por isso a Cocatrel não fica de fora. A cooperativa faz doações, em dinheiro, mensais para a entidade, além de também promover ações pontuais como arrecadações de alimentos, materiais de higiene, entre outros.

Conselho de Segurança Pública de Três Pontas: O CONSEP (Conselho de Segurança Pública) é autônomo,  e visa a criação conjunta de caminhos para agir sobre os problemas verificados no campo da prevenção, do combate ao crime na busca de soluções e do estabelecimento de uma cultura de paz no município. A Cocatrel apoia a iniciativa, mantendo o salário de dois colaboradores fixos deste Conselho.

 
17-1024x1024.png
10-Redução-das-Desigualdades.-Vetorizada
SDG_08_PT.jpg
objetivos_port.png
4-Educação-de-Qualidade.-Vetorizada.-JPG

Atitudes simples, movem o mundo!

Cultural

O Sul de Minas é uma região conhecida por sua diversidade cultural, tendo artistas consagrados, principalmente no campo da música. Sabemos que cultura traz auto estima e aproxima a cooperativa da comunidade. Sendo assim, com o slogan “Acreditamos que o que vem da terra é sempre melhor”, a Cocatrel apoia os projetos culturais, de incentivo aos artistas locais, como o Festival Canto Aberto e o projeto Café e Cultura, realizado aos sábados, na Cafeteria Cocatrel.

Festival Canto Aberto

Três Pontas é conhecida como uma cidade cultural, onde a música vai muito além de um simples som. O Festival Canto Aberto, que teve seu início lá no passado e hoje foi revitalizado para reviver momentos marcantes, fomentando a arte local e levando a cultura da cidade para o cenário nacional. A Cocatrel não poderia ficar de fora de um projeto com o qual tem tamanha identificação. Assim como a cooperativa, o Festival Canto Aberto visa fomentar e elevar o nome de Três Pontas para um cenário além de suas fronteiras, levando o que temos de melhor para todo o país, seja através da música ou do café.

 

Cocatrel Café e Cultura

Projeto que visa agregar a família em um ambiente aconchegante, nas instalações da  Cafeteria Cocatrel, trazendo apresentações de artistas locais, exposições, lançamento de livros, artesão e muita diversão para as crianças, nas tardes de sábado

 
4-Educação-de-Qualidade.-Vetorizada.-JPG
1.png
SDG_08_PT.jpg
Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados