Semana Cocatrel Café e Cultura: informação, café e música de qualidade




A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) preparou uma semana inteira de muita cultura para todos, desta vez em formato online, através de lives transmitidas no canal do Youtube da cooperativa, com uma programação especial que pôde ser acompanhada sem fronteiras.

Diante do cenário em que o mundo se encontra atualmente, com a pandemia do coronavírus e a necessidade do distanciamento social, a cultura passou a ser consumida como uma forma de entretenimento alternativo, levando alegria e esperança a todos.

“Tenho falado repetidamente sobre os ciclos e a capacidade de adaptação e reinvenção de empresas e consumidores, que se viram obrigados a ficar em casa e a participar mais dessa interação online. A Cocatrel tem buscado estar próxima em todos os sentidos, por isso é um orgulho poder, mesmo que dessa forma alternativa, online, levar informação, arte e cultura para a comunidade, proporcionando o encontro do público com grandes artistas locais”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.



A Cocatrel tem como propósito fomentar a responsabilidade social, ambiental e cultural em todas as comunidades onde atua. Em um momento onde a arte e os shows ao vivo estão impedidos de acontecer, a Semana Cocatrel Café e Cultura foi palco para que artistas locais pudessem trabalhar e receber por isso. Na programação da Semana Cocatrel Café e Cultura, seis dias muito especiais que contaram diariamente com lives que foram bastante acessadas pelo público.

Com o objetivo de aumentar o número de inscritos no canal do Yutube da cooperativa e, consequentemente, o alcance e a visualização da Semana Cocatrel Café e Cultura, a cooperativa realizou uma campanha social na qual, para cada novo inscrito até o dia 29/05, foi doado 1 litro de leite para instituições escolhidas pelo público. Ao todo foram 803 litros doados.

No primeiro dia do evento, o webinar “Mercado de Café” levou informação de relevância para os produtores. O presidente da Cocatrel, Marco Valério, recebeu os coordenadores comerciais da cooperativa, Chico Pereira e Gabriel Miari, para um bate-papo sobre o mercado de café, na entrada da safra e em tempos de pandemia.



Dentre todos os assuntos debatidos, foi importante contextualizar como é vista a imagem das empresas que focam em ações de responsabilidade social, cultural e ambiental para os compradores internacionais e também para os consumidores de café. “O mercado externo valoriza muito o investimento do sistema cooperativista no fomento das ações voltadas à qualidade de vida da comunidade. A Cocatrel já está consolidada no mundo todo e a responsabilidade social está na alma da cooperativa, é isso que a gente faz desde sempre”, explica Marco Valério.


Gabriel Miari, coordenador do Cocatrel Direct Trade, complementou dizendo que “a Cocatrel não quer ser uma cooperativa exportadora, mas temos orgulho em dizer que a Cocatrel é uma exportadora que paga bem para o cooperado. Estamos aqui para conseguir agregar valor, porque queremos ser a melhor cooperativa para o nosso cooperado”.




No segundo dia, a Cocatrel pegou carona no tema do Festival Canto aberto “Nas trilhas festivaleiras” e realizou a live “Música e Café”, que foi marcada por um bom bate-papo regado a receitas de drinks de café, executadas pelas baristas da Cafeteria Cocatrel, Erika e Bruna, e a bela voz de Isabela Moraes, interpretando músicas de Milton Nascimento, algumas delas nomeiam os drinks da Cafeteria.





No terceiro dia a Cocatrel embarcou “Nas trilhas Festivaleiras”, com a banda Quate'fest, formada por músicos trespontanos, que brilharam trazendo muita informação sobre os antigos festivais nacionais junto a um repertório especialmente criado para a Semana Cocatrel Café e Cultura, com as principais músicas festivaleiras que marcaram época e formam extremamente importantes para a cultura musical no Brasil.


Nos três últimos dias de live, a Cocatrel abraçou a 8ª edição do Festival Canto Aberto, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Três Pontas. O festival recebeu artistas nacionais e locais, em apresentações emocionantes, e contou também com dois pockets shows, do cantor Kiko Continentino e da banda 14 bis. “Mais uma vez o Festival Canto Aberto fechou a Semana Cocatrel Café e Cultura com muito sucesso, presenteando o público de diferentes partes do Brasil e do mundo, com grandes apresentações. A Cocatrel sente-se orgulhosa por proporcionar cultura de muita qualidade a todas as comunidades onde está inserida”, diz Luiz Antônio Vinhas Oliveira, diretor comercial da Cocatrel.


“Agradeço imensamente à Cocatrel por ter abraçado o Festival Canto Aberto e também pela iniciativa de criar a Semana Cocatrel Café e Cultura, online, impulsionando o movimento cultural daqui do Sul de Minas para o mundo. Nossa parceria tem funcionado muito bem e esperamos que seja duradoura, para continuarmos a levar arte e música de qualidade para toda população”, afirma Alex Tiso, secretário de Cultura Lazer e Turismo do município de Três Pontas.


Confira mais prints do evento:











Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados