Como secar o café com o manejo de dobras?



O manejo de dobra tem sido muito utilizado pelos produtores na secagem do café, mas você sabe como é esse manejo, e pra que ele funciona?


Uma dica importante é quando o café chegar da lavoura, e você distribuir todo o café grão a grão no terreiro, para que a água remanescente dos frutos tenha uma secagem mais rápida e uniforme.


Em um ou dois dias, esse café irá murchar e escurecer a casca, então você já pode fazer a primeira dobra a 50%. O momento mais indicado para fazer essa dobra é logo após o sereno de manhã, e sempre tomar cuidado para não pisar no café.


A partir desse momento você irá monitorar pegando o café na sua mão, se ele não está melando mais é o momento de fazer a segunda dobra a 25%, e então você pode começar a mexer o café de oito a doze vezes por dia.


É nesse momento também que você pode enleirar o café ou fazer um monte (o que for mais viável na propriedade). Por volta das duas ou três horas da tarde, quando o sol ainda estiver bem quente, deve-se juntar o café e cobrir com um pano e uma lona.


Com o manejo de dobra você tende a ter lotes de café com uma qualidade melhor, ganha espaço no terreiro e tempo na sua propriedade.


Quer mais informação? Deixe suas dúvidas e a Cocatrel te explica!

Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados