Cocatrel promove hackathon durante a Semana Internacional do Café

Equipes disputam maratona de inovação em 48 horas

durante a SIC e visam soluções para o produtor, a cooperativa e a indústria do café




Está lançado o grande desafio para a Semana Internacional do Café 2019, que ocorre entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O maior evento nacional da cadeia cafeeira será palco da segunda edição da maratona Hackathon AgroUp, que começará às 18h de quarta-feira (20/11) e segue em ritmo acelerado até as 18h de sexta (22).


O foco da edição será a cadeia produtiva do café. Em 48 horas, os 50 competidores - profissionais, estudantes e demais interessados em hackear esse setor - deverão apresentar soluções e protótipos (software ou hardware) para três desafios apresentados, sendo um do produtor rural, um da cooperativa e um da indústria.


“É uma grande oportunidade para fomentarmos o ambiente de inovação no estado e, ao mesmo tempo, apoiar o surgimento de novas tecnologias e soluções para problemas reais enfrentados pelos setores produtivos do agronegócio, visando maior competitividade, sustentabilidade e eficiência”, destaca a superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), Silvana Novais.


A Hackathon AgroUp é promovida pelo Sistema FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, por meio do Inaes, em parceria com o Sebrae, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e a InovaHub. O edital e link para inscrições serão publicados nesta quarta-feira (30/10) no site www.novoagro.org.br


Premiação - As equipes deverão ser compostas por no mínimo quatro e no máximo cinco pessoas, e serão apoiadas na competição por mentores. Os interessados não precisam ter formação específica, porém é necessário que pelo menos um integrante da equipe possua conhecimentos avançados na área da tecnologia da informação (TI) para participarem do desafio.


A equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 5 mil, e ainda terá a chance de receber mentorias após o evento, conhecer o programa NovoAgro 4.0, do Sistema FAEMG, e descobrir como se beneficiar do ecossistema de inovação AgTech para impulsionar a sua ideia e realmente transformá-la em negócio.


Sobre a Semana Internacional do Café - Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.


O evento terá 25 atividades simultâneas, como seminários, cursos, workshops, concursos de melhor café e melhor barista e sessões de cupping (prova de cafés). É voltado para os profissionais do setor cafeeiro e apreciadores da bebida, que podem participar como visitantes.

A SIC 2019 é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.



SERVIÇO Hackathon AgroUp Café

De 20 a 22/11

Semana Internacional do Café - Expominas | BH

Informações: (31) 3074-3044 | novoagro@inaes.org


Semana Internacional do Café 2019

Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h

Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH

Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.



Fonte: Sistema Faemg


Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados