Orientação ao produtor

Colheita Mecânica

 

Rastreabilidade dos lotes de caf´é

 

Consumo sustentável

Consumo sustentável

Manuseio e Uso Racional dos Defensivos Agrícolas

Manejo e uso racional dos defensivos agrícolas

Manejo e Controle adequado da Broca na Cultura do Cafeeiro

O Endosulfan CE tem sido aplicado no controle da broca com boa eficiência de controle. Devido sua classe toxicológica ser nível 1 (vermelha), a probabilidade de intoxicação aumenta tanto para homens quanto para animais.       Por isso este produto será retirado do mercado, estando liberado pelas autoridades brasileiras para ser aplicado no campo até Julho de 2013. A orientação dos técnicos da Cocatrel é que esse principio ativo seja aplicado até inicio de março de 2013, para que se respeite corretamente a carência do produto.            No programa de verificação 4C, também este produto tem restrição de uso, devendo ser usado quando estritamente necessário, ou seja, quando a praga em questão, a broca, atingir o nível de dano econômico, mais de 3% de frutos brocados na amostragem do talhão. Para isso devemos fazer a amostragem nos talhões da seguinte forma:

  • Monitorar a broca por meio de amostragem dos frutos, que deverão ser feitas mensalmente a partir de Dezembro.

  • Divida a lavoura em talhões de até 5 hectares, em partes bem distribuídos, escolha 50 covas a serem amostradas.

  • Colha 20 frutos de cada cova de café, sendo 10 de cada lado.

  • Os frutos devem ser colhidos no terço médio e inferior.

  • Devem ser colhidos frutos ao acaso nas rosetas variadas.

  • Dos frutos colhidos em cada talhão, faça a contagem dos frutos atacados.

  • Somente se ultrapassar 3% é que se deve fazer o controle químico com o inseticida.

  • Se necessário o controle usar o EPI completo para fazer a aplicação: macacão, viseira, luva de nitrila, máscara de carvão ativado, bota de borracha.

Importante também, depois respeitar o período de carência do produto que é de 70 dias. Cada vez mais temos que estar conscientes que com o uso e manuseio racional de todas as atividades na cafeicultura, iremos promover para que ela aumente sua eficácia e se torne cada vez mais sustentável.      

 Departamento Técnico da COCATREL.

Cartilhas 4C

Pragas e doenças do cafeeiro

Cuidados para se obter cafés de qualidade

Qualidade da água

Nematoides do Cafeeiro

Os nemtoides são organismos que parasitam as raízes do cafeeiro causando redução na produtividade e até a morte da planta. Neste documento apresentamos as principais formas de disseminação dos nematoides e como evitá-la.

Nematoides do Cafeeiro.pdf

Cartilha sobre a nova lei florestal de Minas Gerais

Nova Lei Florestal - MG

Projeto 4C 2014

Este ano de 2014 a Cocatrel iniciou ações do Projeto 4C através dos Workshops. Como o Projeto visa melhorias constantes já foram feitas várias palestras abordando dois temas: a) Orientações sobre nutrição e equilíbrio do cafeeiro; b) Cuidados para se obter café de qualidade. O nosso objetivo é ir de encontro aos cooperados nas cidades e comunidades rurais para passar informações que sejam úteis no campo, para que a cafeicultura da nossa Unidade 4C se torne cada vez mais sustentável. Eduardo Piedade Garcia Coordenador do Projeto

Colheita Manual

Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados