A Cocatrel

Fundada em 1961 e com sede em Três Pontas, considerada a Capital Mundial do Café, a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) emprega cerca de 600 colaboradores e possui 6 mil cooperados, gerando renda e fomentando a economia dos 10 municípios onde está inserida, Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Ilicínea, Córrego do Ouro, Varginha, Santo Antônio do Amparo e Guapé.

 

Anualmente, a Cocatrel recebe cerca de 1.5 milhão de sacas de café em seus armazéns, nas modalidades granel, bags e sacarias.  Equipados com o sistema de rastreamento por rádio frequência RFID, o que garante a completa rastreabilidade desses cafés, os armazéns estão aptos a receber cafés das principais certificadoras nacionais e internacionais, como UTZ, Certifica Minas, 4C  e Rainforest Alliance e C.A.F.E Practices.

A Cocatrel tem clientes no mundo inteiro e exporta cafés para todos os continentes e ainda conta com um setor exclusivo para cafés especiais e exportações, o Cocatrel Direct Trade (CDT) . Além disso possui uma indústria de rebeneficiamento com capacidade para preparar até 5 mil sacas de café por dia.

 

 Na Cocatrel o cooperado pode escolher como quer vender seu café. São várias modalidades de comercialização e ainda a opção dele personalizar e vender seu café como e onde desejar.  A cooperativa conta ainda com uma plataforma completa de serviços que dão base e sustentabilidade para o negócio dos cooperados, como assistência técnica especializada, laboratório de análises de solo e folhas, loja de insumos, peças e maquinários agrícolas, oficina mecânica e aluguel de colhedeiras e torrefação.

 

As soluções financeiras que proporciona, como financiamentos, adiantamentos, créditos e seguros, dão tranquilidade para o dia a dia dos cooperados. Além disso, suas feiras garantem as melhores negociações para os produtores, que podem adquirir insumos por meio da troca por café.

Apoiando a diversificação das atividades dos cooperados, a Cocatrel possui também um silo, com capacidade de 300 mil sacas, para recebimento de grãos como milho, soja, sorgo e trigo.

Além disso, a cooperativa conta com uma indústria de laticínios, e recebe de seus cooperados cerca de 20 mil litros de leite, diariamente. Com esse leite, uma linha de produtos é fabricada e comercializada com a marca Cocatrel. São eles: queijos muçarela, parmesão, prato, frescal e minas padrão, iogurtes, leite pasteurizado, manteiga, requeijão e doce de leite. Além dos laticínios, a linha de produtos conta também com os cafés de alta qualidade, comercializados em grãos, torrado e moído, e em cápsulas.

A difusão do conhecimento, com a capacitação de cooperados e colaboradores faz da Cocatrel uma cooperativa que valoriza seus recursos humanos e entende que a informação é base para o sucesso de todos.

Dentro dos princípios cooperativistas, está o interesse pela comunidade. Por isso a Cocatrel realiza, participa e patrocina ações sociais, culturais e ambientais que visam o desenvolvimento das cidades onde atua. 

A Cocatrel tem como missão proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade aos seus cooperados. E é por tudo isso que ela é base para crescer, está perto para ouvir e, acima de tudo, segura para o seu negócio.

História

Em 14 de agosto de 1960, na sede da Associação Comercial de Três Pontas, dezenas de produtores rurais e várias autoridades ligadas ao setor cafeeiro se reuniram para a assembleia de fundação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. O objetivo era defender o cooperativismo e, por meio dele, beneficiar, padronizar, estocar e comercializar a produção de café dos seus cooperados, promovendo e defendendo seus interesses econômicos, profissionais e o bem-estar social. A COCATREL entrou em operação oficialmente em 18 de julho de 1961.

Missão

Proporcionar soluções de qualidade e excelência, gerando segurança e sustentabilidade ao cooperado.

Visão

Ser reconhecida mundialmente como a melhor e mais segura cooperativa de café para fazer negócio e totalmente integrada com o cooperado.

Valores

Cooperação, igualdade, credibilidade, fidelidade, solidez, segurança, comprometimento, inovação, transparência.

Responsabilidade Social

Com base nos princípios do cooperativismo, a COCATREL desenvolve projetos de responsabilidade social e ambiental. Na área ambiental, apoiou a criação da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantém uma área de reflorestamento, com manejo sustentável para seu consumo de lenha e realiza o tratamento de efluentes da indústria de laticínios.

 

O projeto da Estação de Tratamento de Efluentes da indústria de laticínios é inovador: está voltado também para servir à conscientização ambiental.

 

Em relação aos benefícios sociais, oferece convênio com a Unimed, extensivo às famílias dos cooperados a preços reduzidos e com alto padrão de qualidade. 

 

A Educação também recebe apoio, como no projeto de Inclusão Digital, com participação na criação de salas de informática em escolas rurais. 

 

A Cocatrel também apoia eventos culturais, sociais e esportivos nas comunidades onde atua.

Diretores e Conselheiros

Conselho Administrativo:  

  • Adriana Pereira Silva

  • Ernane Vilela Lima

  • Francisco de Paula Vitor Miranda

  • Leonardo Sandy Reis

  • Luiz Antônio Vinhas Oliveira

  • Luiz Eduardo Vilela de Rezende

  • Marco Valério Araújo Brito

  • Paulo Luis Rabello

  • Vitor Flavio Lorenzon

 

Diretoria Executiva:

  • Marco Valério Araújo Brito – Diretor Presidente

  • Luiz Antônio Vinhas Oliveira – Diretor Comercial

  • Francisco de Paula Vitor Miranda – Diretor Técnico Industrial

 

Conselho Fiscal:

  • Antônio Miranda Pereira

  • Claudio Herodiano Nonato

  • Eugênio Machado Piedade

  • Marcos Ovidio Marques

  • Sotirios Magriotis

  • Vagner Teixeira Reis.

Copyright (c) 2018 COCATREL. Todos os direitos Reservados