Perguntas e respostas frequentes

Podem fazer parte da cooperativa as pessoas físicas ou jurídicas, desde que se dediquem à cultura do café, pecuária ou outra atividade agrícola, conforme o Estatuto Social da Cocatrel. Vá até a unidade Cocatrel mais próxima para verificar a documentação necessária e solicitar a sua associação, obtendo todas as vantagens da plataforma de negócios Cocatrel.

Você também pode acessar a documentação necessária na página Seja um cooperado.

O número do lote é a forma de identificação do cooperado dentro de todo sistema da Cocatrel. Este número é responsável por registrar toda movimentação desde a compra de insumos agrícolas nas lojas da cooperativa, registro de vendas de café, contratação de plano de saúde, acesso ao portal do cooperado.

Acesse o site portal.cocatrel.com.br, você precisará assinar um termo para receber o acesso ao portal. Faça a solicitação da senha diretamente pelo endereço eletrônico ou pelo WhatsApp (35) 3266-8200, escolhendo a opção Atendimento > Cadastro.

Primeiramente você precisará emitir a Nota Fiscal de Transporte de Café antes de sair da fazenda. Em seguida, leve seu café para o armazém mais próximo para ser pesado, retirada da amostragem e descarregado. A Cocatrel recebe cafés a granel, sacarias e bags.

A NF de Transporte de café é obrigatória e deve ser emitida pelo produtor antes do café ser transportando. Ela precisa ser impressa (necessário caso haja fiscalização) e garante que seu café está assegurado desde a fazenda até o armazém da Cocatrel. Ela pode ser emitida pelo Portal do Cooperado, no setor de vendas de café da cooperativa ou em todas as lojas Cocatrel.

Na sede da Cocatrel, o cooperado deve se dirigir até o setor de Atendimento da cooperativa. Também é possível realizar a conferência do extrato de vendas através do Portal do Cooperado e em todas as lojas filiais.

Para ser considerado especial, o café deve ter atributos específicos quanto a prova sensorial e também atingir na prova por pontuação o mínimo de 85 pontos na tabela Scaa. Atingindo esses padrões e níveis de qualidade o café passa a ser comercializado pelo Cocatrel Direct Trade (CDT).

Com o objetivo de facilitar os processos de comercialização, entendimento e de precificação de cafés, foram estabelecidos padrões de café. A Cocatrel definiu padrões próprios de qualidade e classificação do café dos cooperados. Esses padrões são avaliados: Qualidade da bebida, Cor, Seca, Aspecto, Tamanho da Peneira, Classificação por Percentual de Catação, Classificação por Tipo. A precificação do café vai depender de qual padrão o seu café foi enquadrado, levando em conta os ágios e deságios contidos nele.

Depois de ter a classificação do seu café definida, você pode autorizar a venda pelo Portal do Cooperado, através do setor de Atendimento (presencialmente, por telefone ou WhatsApp) ou ainda nas lojas Cocatrel. O dinheiro será transferido para sua conta corrente cadastrada 10 dias após a venda. Caso necessite do dinheiro antes, poderá solicitar uma antecipação do valor, pagando baixos juros.

Mais dúvidas? Entre em contato com a Cocatrel!

Tel: 035 3266-8235
Email: [email protected]