CAFEÍNA COCATREL

♦ Mulheres que produzem ♦

No dia 19 de fevereiro de 2019 foi lançado o grupo Cafeína Cocatrel, com o objetivo de reunir mulheres cooperadas, para troca de informações, conhecimento e maior aproximação da gestão da Cocatrel.

Na época, as mulheres somavam 19% do quadro social da cooperativa.

O grupo Cafeína Cocatrel surgiu com o propósito de criar conexão entre as mulheres cooperadas, que já eram representativas no quadro de membros da Cocatrel, com o objetivo de desenvolver do crescimento e desenvolvimento na área rural.

Desde então, o grupo promove o compartilhamento de experiências e informações. As cafeínas já conheceram as estruturas da cooperativa, as fazendas de outras cooperadas e participaram de cursos de plantio e gestão, o que fez aumentar a participação delas dentro das próprias fazendas.

A criação do grupo também vai de encontro à tendência mundial que aponta o crescimento na demanda de cafés produzidos por mulheres no mercado nacional e internacional. Após a o Cafeína, a Cocatrel exportou o primeiro contâiner brasileiro somente com cafés produzidos por mulheres.

cafeina-cocatrel-curso-zaroca

Quando pensamos em um grupo para mulheres, não pensamos em características que já são clichês como frágil, bonita, delicada, sensível e submissa, ao contrário, dentro do empoderamento, procuramos mulheres atuantes, com energia de sobra para mudar o mundo, tudo isso com muito profissionalismo e bom humor.

E podemos ir além… café de menina, café de mina, cafeicultura feminina e, no plural, café de Minas.

Tudo isso é CAFEÍNA.

“Antes a mulher do campo ficava reclusa, agora ela está buscando conhecimento, quer exportar, quer ser reconhecida. E o Cafeína Cocatrel tem nos proporcionado isso.”

 Adalgisa Sério Miranda

“Eu nunca imaginei que eu estaria aqui na fazenda cuidando dos cafés, porque isso era coisa de homem – era meu pai que cuidava ou eram meus irmãos que iam cuidar. Até que chegou em mim e hoje sou eternamente grata, feliz e agradecida pela oportunidade de estar trabalhando com o café.”

Luiza Oliveira

“Quando eu comecei a ver a questão do café especial, eu entrei para o grupo Cafeína Cocatrel. Com o grupo foram me ofertados vários cursos e troca de ideias, que foi a forma que eu tive de aprender, crescer e me impor no mercado.”

Fabíola Sandy

“A maior porta que o Cafeína Cocatrel abriu para mim foi sobre o concurso florada, que eu nunca tinha ouvido falar. Com a ajuda para preparar meus cafés eu fiquei em 4º lugar em um concurso nacional. Hoje onde as pessoas me veem me cumprimentam, me reconhecem.”

Sylvia Pereira

“Eu tinha muitas dúvidas, muito medo de errar e o grupo Cafeína Cocatrel foi essencial com os cursos, troca de experiências.”

Nilce Lúcia Cardoso

“A gente vê que a gente não está sozinha. No começo eu era muito nova e não sabia direito como ia me inserir nesse mundo muito masculino, então o grupo possibilitou eu ver que tinha gente enfrentando as mesmas dificuldades, e até mais difíceis do que a minha.”

Julia Chaves Duarte de Figueiredo

Conheça as produtoras do Cafeína Cocatrel

Participe do Cafeína Cocatrel