José Carlos dos Reis e a história de premiações da Fazenda Rancho Grande

José Carlos dos Reis e a história de premiações da Fazenda Rancho Grande

A Fazenda Rancho Grande é uma propriedade centenária que foi fundada em 1933 pelo Sr. Aneíte Reis, pai de José Carlos dos Reis. No início eram 5 hectares de lavouras. Com o passar do tempo, ao conciliar muito trabalho às melhorias nas técnicas de produção, a fazenda evoluiu e hoje são 2.500 hectares de lavouras.

Além do José Carlos, atualmente seus três filhos estão à frente dos negócios da família e do Grupo Rancho Grande, que tem sociedade com quatro de suas irmãs. Na fazenda eles também produzem leite e cereais.

“Criamos o nosso patrimônio com muito suor e muito trabalho. Desde que meu filho Flávio começou a tocar a fazenda, em 2004, procuramos identificar as demandas do mercado. A partir dali, certificamos a fazenda, o que fez com que melhorássemos muito nossos processos e, em 2007, iniciamos a produção e comercialização de cafés especiais ”, explica José Carlos.

A cafeicultura tem muitos desafios por ser uma cultura a céu aberto. Segundo ele, o clima é um dos grandes desafios do produtor, por conta dos danos que uma chuva de pedras, uma geada ou mesmo a falta de chuvas podem causar. Contudo, ele diz que quando se tem amor verdadeiro pelo que se faz, não há danos que o façam desanimar.

O Sr. Aneíte, pai de José Carlos, foi um dos fundadores da Cocatrel e a partir de então, eles nunca deixaram de trabalhar com a cooperativa, seja com o leite, com os cereais ou com o café. “Estamos muito satisfeitos na Cocatrel e procuramos levar toda a nossa produção para lá. Temos o apoio do CDT e essa é a sétima vez que ganhamos a premiação dos melhores cafés, o que nos motiva e nos faz querer sempre ir mais além”.

Esse impressionante resultado mostra que um trabalho feito com responsabilidade, dedicação e constância é valorizado pelo mercado. Não é à toa que a Fazenda Rancho Grande é atualmente comercializada como um “Single State” pelo CDT. Pela credibilidade e certeza de que ano após ano será entregue cafés em volume e com a qualidade necessária para atender o mercado, principalmente o externo.

José Carlos é inspiração parra muitos produtores e, para aqueles que estão começando, ele deixa uma dica: “é importante estar sempre bem informado e acompanhando as novas técnicas de manejo e as novas tecnologias. Tenha sempre os pés no chão e trabalhe dentro do seu limite. Fazendo dessa forma tenho certeza que conseguirão ser bem-sucedidos.

O lote premiado de José Carlos dos Reis é produzido na Fazenda Rancho Grande, em Três Pontas, a 960m de altitude. Ele é um café fermentado e vinhoso, com notas de frutas vermelhas, ameixa e uva passa.

Comunicação Cocatrel

Comunicação Cocatrel

Deixe uma resposta