Alexandre Souza Pereira, a história do premiado no Melhores Cafés 2021/2022

Alexandre Souza Pereira, a história do premiado no Melhores Cafés 2021/2022

Entre os municípios de Guapé e Ilicínea, caminhos sinuosos e belas paisagens da serra nos levaram até a Fazenda Areias, de propriedade de Alexandre Souza Pereira. Cafeicultor desde 2004, ele é cooperado da Cocatrel há apenas um ano e já chegou na cooperativa conquistando a premiação dos Melhores Cafés. Sorte de principiante? De jeito nenhum. Um merecido prêmio em reconhecimento à sua dedicação aos cuidados na lavoura, conquistada com o que economizou durante a vida nos trabalhos como pedreiro, tratorista, dentre outros que atuou até chegar aqui.

“Meu pai sempre trabalhou em fazendas. Com o dinheiro que juntou comprou um pedaço de terra aqui em Ilicínea. Quando ele faleceu, dividiu a terra para os 7 filhos. Além do meu pedaço, comprei duas partes dos meus irmãos e decidi me dedicar exclusivamente à minha terra, que na época abrigava 2.900 pés de cafés”, explica Alexandre Souza Pereira.

Trabalhando sozinho, sem nenhum funcionário, ele foi aumentando a propriedade aos poucos e hoje é dono de uma lavoura com 35 mil pés. “Colho entre 150 a 200 sacos de café por ano. Acredito que o maior desafio para o cafeicultor é comercializar bem a sua produção. Aqui em Ilicínea temos cafés maravilhosos e precisamos receber um valor justo por eles. Estou feliz na Cocatrel porque meu café foi vendido por um valor muito bom e tudo foi realizado com transparência e clareza”, afirma.

Pai de dois filhos, Marta Cristina de 18 e Alexsander de 20, ele conta que ainda quer aumentar a produção de suas lavouras para 500 sacos de café, mas que já chegou exatamente ao lugar onde sempre sonhou estar. “Na vida a gente não precisa de muito para ser feliz. Agora só quero mesmo é colher os frutos de tudo isso que plantei ao longo da vida”.

O café do Alexandre, produzido na Fazenda Areias, em Guapé (MG), a 1040 metros de altitude, é da variedade Araras e é um café doce e frutado, com notas de cana de açúcar, frutas cítricas e amarelas, especialmente limão e laranja.

Comunicação Cocatrel

Comunicação Cocatrel

Deixe uma resposta