Angélica França, a história de uma das ganhadoras dos Melhores Cafés 2021/2022

Angélica França, a história de uma das ganhadoras dos Melhores Cafés 2021/2022

Em meio às montanhas de Ilicínea, a 18 km do centro da cidade, está o sítio de Angélica França, na comunidade Serra Nova. Na varanda da propriedade, com vista para a serra e para a lavoura de 6 hectares, fomos recebidos pela família: Angélica, o marido Alex e os filhos Luiz Otávio (11) e João Pedro (6). Durante nossa conversa, os brilhos nos olhos, principalmente de Angélica e do filho mais novo ao falar da cafeicultura, nos fizeram entender como eles chegaram à premiação dos Melhores Cafés Cocatrel 2022.

“Nasci em uma família de cafeicultores e sempre ajudei em todos os processos da fazenda. Quando completei 20 anos, meu pai me deu um pedaço de terra para que eu plantasse e cuidasse do que era meu. Se antes já não me via fazendo outra coisa, depois dessa terra eu tive a certeza de que ser cafeicultora estava no meu sangue e que daria sempre o meu melhor para tirar dali o sustento da minha família”, explica Angélica.

Angélica e Alex não possuem funcionários, são eles que cuidam de todas as etapas do café, desde o plantio até a colheita. Eles também contam com a assistência técnica da Cocatrel e com o apoio do CDT. “Conhecemos a cooperativa através da Iandra e estamos muito felizes por fazer parte da Cocatrel. Essa premiação foi um enorme reconhecimento de todo o nosso trabalho, realizado com muita dedicação e cuidado”.

Ali no sítio, a sucessão e o amor à cultura do café, passados de pais para filhos, estão sendo muito bem trabalhados e a continuidade é garantida. O sonho da família é poder melhorar a estrutura do local com mais maquinários, ampliar a área de plantio e colher uma porcentagem maior de cafés especiais, que hoje chega a 30% do total das 50 a 100 sacas colhidas anualmente.

O café produzido pela produtora Angélica Augusta França é da variedade Catuaí e está a 1200m de altitude. O café premiado possui um sabor doce, floral e frutado, com notas de frutas amarelas, melaço de cana de açúcar e rapadura.

Assista o vídeo da Angélica França

Comunicação Cocatrel

Comunicação Cocatrel

Deixe uma resposta