Planejamento Pré Colheita do Café

É essencial fazermos o planejamento pré colheita do café pra não termos grandes surpresas lá na frente. Essa fase é de suma importância no gerenciamento da atividade cafeeira. Consiste em se fazer uma previsão da safra, levantamento de recursos materiais e financeiros; dimensionamento e revisão da infraestrutura e maquinários para o processamento do café; levantamento da necessidade de mão-de-obra e o preparo da lavoura para a colheita.

Um ponto importante para analisarmos nesta fase é saber quanto (qual a média esperada) será sua produção naquele ano. Isso ajudará no planejamento, na determinação do tempo de colheita, área de terreiro necessária e dimensionamento de mão de obra/maquinário. 

Podemos destacar outros pontos extremamente importantes no planejamento pré-colheita:

1-Arrume sua lavoura antes da colheita: 

A arruação é o primeiro processo a ser realizado na lavoura no período que antecede a colheita. Consiste na retirada dos resíduos vegetais (folhas, paus), terra solta e outros detritos para o centro da rua, com o objetivo de facilitar o recolhimento, com menos impurezas, dos frutos que caem antes da colheita e provenientes da derriça. Estes frutos, denominados “varrição” ao entrar em contato com o solo se contaminam com micro-organismos e impurezas e na maioria das vezes têm sua qualidade comprometida. O período adequado para realizar a arruação depende da região onde se encontra a lavoura. Geralmente é feita após o início da maturação, que coincide nos meses de março a maio. O ideal é proceder a arruação no período de 30 a 40 dias antes da colheita, evitando novo crescimento de mato e quando realizada mais tarde, evita-se a perda do café.

2- Comece a colheita com o máximo de frutos maduros:

O início da colheita depende da maturação dos frutos. E depende também do volume de produção, tipo de colheita, mão de obra disponível, estrutura de secagem e da qualidade do café que se deseja colher. De qualquer maneira, o ponto ideal de colheita é quando a maioria dos frutos estiver cereja. Isso ocorre, em média, sete meses após a floração, dependendo das condições climáticas. Contudo, o cafeeiro apresenta mais de uma florada. Isso faz com que nem todos os frutos estejam maduros ao mesmo tempo. Recomenda-se iniciar a colheita com no máximo 20% de frutos verdes. Quanto menos verdes, melhor.

3- Cuidados e Higienização das instalações:

O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Antes do início da safra, todos os equipamentos/instalações devem passar por uma rigorosa inspeção, observando o bom funcionamento de todos os maquinários, tais como, colhedoras, carretas/tratores, rodomotos, bombas de aplicação de sanitizante, sopradores, vassourão, termômetros etc. Além da higienização/limpeza das instalações como tulhas, recepção de café, ventiladores, elevadores, descascadores/desmuciladores, peneirão, moegas, centrifugas, lavador-separador, terreiro, secador, fornalhas, caldeiras, maquinários de benefício/rebenefício etc.

4- Terreiros:

Periodicamente, o terreiro deve passar por uma reforma para eliminar mato, gretas e rachaduras, visando facilitar a operação de secagem e evitar a retenção de grãos que se deterioram ao permanecerem ali retidos, com riscos de contaminar o café. O terreiro, que ao longo do ano serviu para tantas outras finalidades, deve, nesta época, servir exclusivamente para secagem, pois o café pode facilmente ser contaminado. Deve ser bem varrido, lavado, desinfetado e inclusive cercado, se houver necessidade (evitando entrada de animais, comuns como cães, galinha etc.).

Então não esqueça de planejar sua colheita.

Não deixe tudo para a última hora! Isso só irá ocasionar problemas… A colheita pode atrasar e aí teremos prejuízos. O planejamento é um passo importantíssimo para garantir a rentabilidade qualidade de sua lavoura.

Deixe uma resposta