Cocatrel realiza Assembleia Geral Ordinária e elege novos conselhos

A Cocatrel realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) nesta terça-feira (9), para deliberar sobre a prestação de contas, destinação das sobras e eleger os componentes dos Conselhos Administrativo (2021-2023)  e Fiscal (2021). Todos os assuntos pautados foram aprovados por unanimidade.

A assembleia geral aconteceu presencialmente, em estrutura ampla e arejada organizada no estacionamento da cooperativa, com todas as medidas restritivas tomadas para evitar aglomeração e proteger todos aqueles que optaram por estarem ali presentes. A Assembleia Geral Ordinária também foi transmitida ao vivo pelo canal da Cocatrel no YouTube (veja no final desta matéria), garantindo transparência na prestação de contas para os cooperados.

Por se tratar de um ano em que alguns membros dos conselhos estão sendo substituídos, durante o evento foi apresentada uma retrospectiva com as relevantes ações realizadas pela atual gestão da Cocatrel no último triênio. Em relação a 2020, que foi um ano bastante expressivo para a Cocatrel, a cooperativa fechou o exercício com recebimento recorde de café de 2.111.983 sacas e fechou o ano com um faturamento de R$1.157.745.653. As sobras resultaram em um montante de R$8.931.980. Desse valor, de acordo com a decisão assemblear, 50% irão para os fundos de reserva da cooperativa e os outros 50%, R$4.465.990 serão distribuídos aos cooperados.

As sobras serão distribuídas de acordo com a movimentação, ou seja, o faturamento que cada cooperado gerou para a cooperativa, tanto no café, quanto no leite e nos cereais. O crédito deverá, primordialmente, ser utilizado para quitar as dívidas vencidas do cooperado junto à Cocatrel. Caso não possua débitos, o valor ficará disponível para compras nas lojas da cooperativa e também na Cafeteria/Loja de Laticínios.

“A nossa gestão está focada em aprimorar os serviços prestados pela Cocatrel para atender melhor e rentabilizar cada vez mais os cooperados, seja diminuindo os custos das operações, seja pagando melhor pelo café. Temos ouvido as demandas dos produtores e promovendo as mudanças necessárias, como a recente troca do sistema da cooperativa, melhorias nos armazéns, nas lojas e na maneira como o cooperado se relaciona e faz negócios com a Cocatrel ”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da cooperativa.

Durante a Assembleia Geral Ordinária aconteceu também as eleições das chapas únicas formadas para os Conselhos Administrativo e Fiscal. Deixam o Conselho Administrativo o atual diretor comercial, Luiz Antônio Vinhas Oliveira, Ernane Vilela e Paulo Luís Rabello.

O novo Conselho Administrativo ficou assim constituído:

Conselho Administrativo eleito na Assembleia Geral Ordinária Cocatrel 2021
  • Adriana Pereira Silva, nascida em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1980; Graduada em Direito, sócia-proprietária do escritório Rural Contas, Atual Conselheiro (a) Administrativo mandato 2018/21. Foi Conselheira Fiscal por três mandatos consecutivos 2013/14, 2015/16 e 2016/17. Recebeu Premiação dos Cafés Especiais da Cocatrel nos anos de 2014/15. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1994.​
  • Francisco de Paula Vitor Miranda, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1991. Tecnólogo em Cafeicultura Empresarial e Meio Ambiente, Pós-graduado em Cafeicultura Empresarial. Atual Diretor Técnico Industrial da Cocatrel 2018/21; atuou também como membro do Conselho administrativo no mandato 2015/18. Fez parte do Conselho Fiscal mandatos 2010/11 2013/14. Pertence ao quadro de associado desde 1992.​
  • Leonardo Sandy Reis, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1999. Graduado em Zootecnia; Atua como membro do Conselheiro Administrativo da Cocatrel por dois mandatos consecutivos 2015/18 e 2018/21; fez parte do Conselho Fiscal no ano de 2012/13. Atual Presidente do Sindicato Rural de Três Pontas 2020/23.  Presidente do Clube do Cavalo 2016/21. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2001.
  • Luciano Ribeiro Lima, nascido Belo Horizonte, está na cafeicultura desde 1994. Finalizou o terceiro ano do ensino médio, se dedica as atividades da fazenda, com experiência em produção de café, pecuária de corte e produção de gramas. Recebeu premiação de Cafés Especiais da Cocatrel juntamente com seu pai no ano de 2016. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1995.​
  • Luiz Eduardo Vilela de Rezende, nascido em Carmo da Cachoeira. Está na cafeicultura desde 1999. Graduado em Engenharia de Produção, pós-graduado em gestão estratégica e inteligência em negócios. Atual Conselheiro Administrativo mandato 2018/21. Foi Conselheiro Fiscal nos mandatos 2013/14 e 2016/17. Recebeu a premiação dos Cafés Especiais da Cocatrel em 2010/11 quando administrava a fazenda do pai. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2000.
  • Marcelo Botrel Vicentini, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1999; Graduado em Administração de Empresas e Engenharia Civil; Pós-graduado em Gestão Estratégica/Marketing e MBA Executivo em Administração de Negócios; Atuou como Diretor Comercial e de logística na Guardian do Brasil Vidros Planos, Cimentos Liz e Cristal Quality, durante mais de 14 anos. Atualmente faz a gestão financeira e comercial das fazendas da família. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1999.​
  • Marco Valério Araújo Brito, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1996. Graduado em Administração de Empresas-Comércio Exterior, com especialização nos Programas Lidercoop do sistema OCEMG, Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, APG – Programa de Gestão Avançada | Amana-Key.Atual Presidente da Cocatrel 2018/21; Atual Presidente da Coccamig 2021/23; Atuou como Diretor Comercial da Cocatrel no mandato 2015/18. Membro Conselheiro do CNC, CCCMG e PROCAFÉ. Foi Conselheiro do SICOOB Copersul por 12 anos. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1999.​
  • Pedro Augusto Meinberg, nascido no Rio de Janeiro, está na cafeicultura desde 2005; Cursou Direito; Curso de Qualidade e Classificação Café – ABIC; Membro do CONSEP 2014/22; Membro da Irmandade Santa Casa de Três Pontas de 2016/2021; recebeu o prêmio Qualidade Café Illy em 2011. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1999.
  • Vítor Flávio Lorenzon, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1990; Graduado em medicina veterinária. Atual Conselheiro Administrativo 2018/21, fez parte do Conselho Fiscal mandatos 2008/09 e 2009/10. ​Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1995.

Em relação ao Conselho fiscal, deixam a Cocatrel, Eugênio Machado Piedade, Marcos Ovídeo Marques, Taiane Miranda Tiso e Vagner Teixeira Reis.

O novo Conselho Fiscal ficou assim constituído:

• Claudio Herodiano Nonato, nascido em Três Pontas, está na cafeicultura desde 1995; Graduado em Ciências da Computação; Atual Conselheiro Fiscal mandato 2020/21, fez parte do Conselho Consultivo 2019/20. Atuou como Conselheiro Fiscal mandatos 2016/17, 2018/19. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2013.​
  • Denilson Antônio Costa, nascido em Ilicínea, está na cafeicultura desde 1985; finalizou o terceiro ano do ensino médio; recebeu a Premiação dos Cafés Especiais da Cocatrel por dois anos consecutivos 2018/19 e 2020/21. Recebeu no ano de 2018 o Prêmio  Nucoffee da Syngenta .Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2018.
  • Expedito Alves de Oliveira, nascido em Santana da Vargem, está na cafeicultura desde 1968. Formado no ensino fundamental, trabalhou como professor de Educação Física durante 6 anos e Juiz de Paz durante 8 anos em Santana da Vargem; Atuou como Conselheiro Fiscal da Cocatrel durante dois mandatos 2006/07 – 2007/08. Atuou como vereador por 34 anos. Presidente da APAE por dois mandatos. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1989.
  • Jacques Fagundes Miari, nascido em de Três Pontas, está na cafeicultura desde 2000; Graduado em Direito,com especialização em Direito de Empresa pela FGV. Atual Conselheiro Fiscal mandato 2020/21, fez parte do Conselho Consultivo 2019/20. Recebeu a premiação Melhores Cafés Naturais 2012 – Sítio do Paraíso. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 1996.
  • Samuel Antônio Reis, nascido em Carmo da Cachoeira, está na cafeicultura desde 2003. Graduado em Farmácia-Bioquímica; atual presidente do Sindicato Rural de Carmo da Cachoeira 2020/22, atuou como Vice-Presidente do Sindicato em 2017/19; Tesoureiro 2014/16 e no Conselho Fiscal em 2010/13. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2017.
  • Vitor Ramon da Silva, nascido em Coqueiral, está na cafeicultura desde 2004, Técnico em Contabilidade; Atua como tesoureiro no CONSEP 2015/21; Tesoureiro na APAE por nove 9 anos; Membro do Conselho Administrativo Paroquial por 10 anos; Membro da Associação Comercial 2009/21, atuando como presidente, secretário e suplente; Presidente do Arco-íris Tênis Clube 2018/21. Pertence ao quadro de associado da Cocatrel desde 2010

Veja abaixo a transmissão completa da Assembleia Geral Ordinária 2021

Comunicação Cocatrel